Merkator Feiras e Eventos amplia relacionamento com lojistas para feira 40 Graus

A Merkator Feiras e Eventos intensifica as ações para quarta edição da 40 Graus - Feira de Calçados e Acessórios, que levará às regiões Norte e Nordeste as novidades das principais marcas calçadistas do país. O evento terá a sua próxima edição nos dias 07, 08 e 09 de março de 2016, das 10h às 18h, no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. O evento, realizado pela primeira vez em 2013, surgiu através da necessidade setorial visualizada pela Merkator, promotora do SICC – Salão Internacional do Couro e Calçado e da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, e pelos sindicatos parceiros do Rio Grande do Sul. De acordo com o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, a expectativa é de que esta 40 Graus tenha um desempenho superior a todas as demais edições. “A feira vem crescendo e se tornando necessária para o varejo regional. Entendemos que a feira será um referencial para o abastecimento do varejo destas regiões”, destaca.

Para atingir este objetivo, a Merkator adotou uma estratégia diferenciada, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os profissionais do varejo de calçados e de acessórios dos estados do Norte e do Nordeste. “Estamos ampliando nosso conhecimento sobre as realidades e as expectativas desses lojistas. Estamos visitando diversas lojas e estabelecendo um contato direto com os profissionais, explicando o objetivo da feira e a importância que ela pode atingir para este mercado, servindo também como ponto de encontro setorial, com troca de informações e de experiências”, salienta Roberta Pletsch, diretora de Mercado da promotora, que coordena este trabalho de mapeamento do varejo especializado. Ela enfatiza que, durante as visitas, observa o comprometimento entre aqueles que já participaram da feira, assim como curiosidade dos que ainda não foram à 40 Grau.  “Realmente, esse trabalho é um despertar para a importância da feira” diz Roberta Pletsch. A Merkator já realizou visitas no Ceará, Bahia e Sergipe. O próximo polo a ser visitado é Recife (PE), em janeiro de 2016.  

Atualmente, as regiões Norte e Nordeste concentram uma população total de 60.642.415 milhões de habitantes, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “A maioria dos países da América Latina conta com uma população menor que a das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Esta mobilização que estamos fazendo é para os fabricantes estarem mais presentes entre os clientes, de forma a compreender a cultura destas regiões”, ressalta Pletsch. Ele salienta ainda que o Rio Grande do Norte, o estado que sedia a feira, possui alguns dos requisitos necessários para a realização de um evento de sucesso. “O Estado tem uma tradição de turismo alinhado a negócios, o que se identifica muito com o perfil de atuação da nossa empresa”, enfatiza Pletsch.   

Entre as marcas que estarão presentes na 40 Graus de 2016, estão: Usaflex,  Calvest, Lynd, Fasolo, Rafitthy, Ferricelli, Nina & Rô, Palterm,  Rafarillo, Itapuã, Via Scarpa, Via Jupiter, Alto Estilo, Klassipé, Grendene, Dian Pátris, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare, Vizzano, Kalce, Bárbara Krás, Mariotta, Freeway Easywear , Dakota, Klin, Pipper, Tchocco e Adrun.

A região Norte do Brasil é composta por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A região Nordeste é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Totalidade das duas regiões: 16 estados.

População

Região Norte - População total: 12.900.704 habitantes

Região Nordeste - População total: 47.741.711 habitantes

Totalidade das populações das duas regiões: 60.642.415 - Fonte IBGE 2010

População total brasileira: 190.732.694 – Fonte IBGE

A 40 Graus conta com o apoio dos seguintes sindicatos: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.