40 Graus é vitrine de coleções arrojadas em calçados e acessórios

Nesta quarta edição da 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios, que acontece de 07 a 09 de março, no Centro de Convenção de Natal, em Natal, (RN), os expositores levam produtos que apostam nas tendências de moda com modelos exclusivos, que podem garantir o sucesso nas negociações com o varejo.  Na bagagem, os calçadistas de diversos polos produtores estão levando coleções com uma paleta com cores vibrantes, que definem o look diferenciado das regiões Norte e Nordeste do país. O azul anil, o amarelo Buttercup e o dourado, certamente vão estar nos estandes da feira, pois traduzem bem o espírito do clima quente destas regiões.  

Elementos novos e padronagens arrojadas seguindo a tendência dos florais, dos poás  e das figuras geométricas devem estampar muitos cabedais de calçados, shape de bolsas e design de acessórios. Sempre presentes nas coleções de clima quente estão as rasteirinhas e recentemente as gladiadoras, sucesso garantido nas passarelas e nas ruas. Entretanto, o destaque deve ser das sandálias que deixaram o salto um pouco mais fino de lado e estão, mostrando a beleza do salto bloco. Ele pode ter várias roupagens, acompanhando a cor da sandália ou forrado com tecido estampado ou mesmo revestido de corda.

Aliás, a corda é um material que deve estar presente em várias peças, como nas avarcas, calçado inicialmente fabricado por agricultores da ilha espanhola Menorca, que fica no mar Mediterrâneo. Hoje sucesso nas vitrines, o modelo rasteiro com tiras no verso da perna é muito bem visto na indústria da moda. “Este modelo deve marcar presença em diversas coleções, pois vem se destacando com sucesso em marcas referenciais”, lembra Roberta Pletsch, diretora de Mercado, da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira 40 Graus. Ela destaca ainda que muitos estilistas escolheram aplicações como pedras, pérolas e enfeites diferenciados para conceituar seus produtos nesta feira que prepara o varejo do Norte e Nordeste para as movimentações tradicionais do Dia das Mães e das festas juninas.   

A 40 Graus conta com o apoio dos seguintes sindicatos: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.