40 Graus é uma feira de negócios. Este é o conceito da mostra entre os industriais nacionais de calçados

 

A 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios encerra sua quarta edição sendo uma feira essencial  para o varejo do norte e nordeste do país.  

    Nesta quarta-feira (09), a 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios encerra sua quarta edição com uma sensação impar entre seus organizadores: a feira cumpriu seu objetivo, tornando-se essencial ao calendário nacional de feiras do setor. “Esta afirmação não é nossa. É dos empresários e dos profissionais que estão nos estandes”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da 40 Graus, que    está recebendo esta avaliação dos corredores da mostra. A 40 Graus - Feira de Calçados e Acessórios realizada no Centro de Convenções de Natal/ RN, recebeu mais de 240 marcas nacionais de calçados e acessórios. Pletsch, diz que o evento está consolidado como o grande fornecedor do varejo segmentado das regiões Norte e Nordeste do Brasil. “Esta edição foi difícil de montar, devido ao momento econômico que o país atravessa, mas as expectativas se reverteram quando começamos a ter contato com os profissionais destas regiões que nos mostraram um caminho invertido daquele que o sul e sudeste do país está sentido. Estamos felizes com o resultado final”, afirma Pletsch.  

      E esta é a sensação das marcas reconhecidas no mercado nacional. Géssica Mirela Moraes, do Marketing da Grendene, de Faroupilha(RS), afirma que esta é uma feira de negócios. ”Feiras regionais estão com muita importância no mercado. Possibilita um maior entendimento entre o representante e o lojista. E o resultado disto são bons negócios”, diz ela. O gerente de vendas da Kildare, de Novo Hamburgo(RS), Márcio Linden, afirma que o desempenho das marcas tradicionais foi compensador. “O lojista comprou de marcas conhecidas, pois quer ter a certeza de um resultado positivo com as vendas nos balcões das lojas”, acentua. Já para a Pampili, de Birigui(SP), a feira foi maravilhosa. Quem declara é o gerente regional de vendas, José Rogério Almeida, que assegura que todo o investimento da feira foi otimizado nos primeiros dois dias. “Isto para nós é muito importante”. As regiões norte e nordeste representam 35% do faturamento da empresa. A comemoração também está no seio do Espaço Coletivo Três Coroas Making Shoes  que recebeu as empresas Bellíssima, Rio Couture e Vanittà, que fabricam calçados femininos, a Monferraro, fabricante de bolsas e acessórios, e a Rubra, que produz modelos masculinos. Além da comercialização estas empresas comemoram ainda o relacionamento com lojistas, abertura de novos clientes e o feedback de suas coleções.

40 GRAUS - A 40 Graus conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas. A Merkator Feiras e Eventos e os sindicatos realizam anualmente também o Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC, e a feira Zero Grau – Salão de Tendências em Calçados e Acessórios, ambas em Gramado, nos meses de maio e novembro respectivamente.