Mercados que mais crescem no país são o foco da 40 Graus

Em sua segunda edição, feira calçadista aposta nos mercados do Norte e Nordeste brasileiros

Responsáveis por 16% de tudo o que é consumido no País, as Regiões Norte e Nordeste devem crescer acima da média no Brasil neste ano, e estão alterando o mapa econômico brasileiro. Este mercado em forte expansão é o foco de vendas da 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios. Em sua segunda edição, o evento vai aproximar os fabricantes do setor que mais tem se beneficiado do crescimento da região, de acordo com dados LCA Consultoria, o varejo. A 40 Graus será realizada nos dias 11, 12 e 13 de março de 2014, das 10h às 18h.

Dados da LCA apontam que, entre janeiro e agosto de 2013, a renda dos trabalhadores dessas regiões também cresceu. No norte a taxa aumentou em 3,4% - no restante do Brasil ela ficou em 2,9% de crescimento - dando maior poder de compra à população. Com isso, o comércio tem crescido. Promotora da 40 Graus, a proposta da Merkator Feiras e Eventos é de que em seu segundo ano a feira faça o encontro entre a indústria e os lojistas.

“Tivemos uma boa primeira edição em 2013, quando as perspectivas econômicas na região já eram positivas. Agora, com esse crescimento contínuo, esperamos uma feira ainda mais movimentada em termos de negócios”, afirma o diretor da Merkator, Frederico Pletsch.

Números como os divulgados pela Pyxis Consumo ainda em 2012 dão base a essa boa expectativa para o evento. De acordo com o instituto, que pertence ao Ibope Inteligência, a previsão é de que o Norte irá atingir 26,5% de crescimento enquanto o Nordeste, 24,1%. A feira será realizada no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte, com o objetivo de atingir esse mercado em expansão.

“A escolha do local leva em consideração esse panorama, e também é parte da nossa filosofia de unir negócios e lazer, a exemplo do que temos feito nas feiras realizadas em Gramado/RS”, destaca Pletsch.

Atualmente, as regiões Norte e Nordeste concentram uma população total de 60.642.415 milhões de habitantes, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Norte conta com 8,4% da população e o Nordeste, 27,8%. “Juntas, as duas regiões representam populações superiores à da maioria dos países da América Latina, por isso a importância de uma mobilização especial dos fabricantes para estar mais perto dos clientes e entender cada vez melhor a cultura regional”, diz. Em relação ao consumo de calçados, a Pyxis também revela a previsão per capita do produto neste ano de 2012: no Norte, o valor chega a R$ 182,98 e no Nordeste, a R$ 163,56.

DADOS DA REGIÃO

A região Norte do Brasil é composta por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A região Nordeste é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Totalidade das duas regiões: 16 estados.

População

Região Norte - População total: 12.900.704 habitantes
Região Nordeste - População total: 47.741.711 habitantes
Totalidade das populações das duas regiões: 60.642.415 - Fonte IBGE 2010
População total brasileira: 190.732.694 – Fonte IBGE 

A 40 Graus conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Dois Irmãos, Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas. 

Confira mais informações www.feira40graus.com.br. Curta a página da 40 Graus no Facebook ou siga no Twitter.

EMPREENDIMENTOS DA MERKATOR FEIRAS E EVENTOS 

ZERO GRAU – A Zero Grau – Salão de Tendências em Calçados e em Acessórios é uma feira diferenciada, que lança a moda Outono/Inverno em calçados e acessórios, a temporada fria de comercialização do primeiro semestre do ano. Ocorre anualmente nos pavilhões do Centro de Eventos Serra Park, em Gramado/RS. Tem também como diferencial a união de conceitos mundiais, como a sintonia entre negócios e lazer. A feira, única do gênero no Rio Grande do Sul, berço da produção nacional de calçados e principal pólo lançador de moda do país, torna-se um ponto de encontro do setor, atraindo diversos profissionais do ramo. Tem como objetivo principal promover negócios, desenvolver economicamente as regiões envolvidas e fortalecer o setor coureiro-calçadista gaúcho. A última edição da feira contou com mais de 600 marcas expositoras e uma visitação estimada superior a 10 mil profissionais. Confira mais informações no www.feirazerograu.com.br. Curta a página da Zero Grau no Facebook e siga no Twitter.

SICC - O SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado é um evento focado em moda, de formato inovador e com um esquema inédito de parcerias junto a entidades setoriais. Esta união faz do SICC uma feira moderna, que agiliza a produção de calçados e de acessórios para o segundo semestre do ano, temporada mais importante para a indústria e para o varejo. O SICC, que ocorre nos pavilhões do Centro de Eventos Serra Park, em Gramado/RS, é um referencial do setor coureiro-calçadista brasileiro. Os lançamentos em calçados, novas tecnologias em materiais e processos produtivos, rodadas de negócios e discussões setoriais fazem parte da rotina do salão. Responsável por antecipar as novidades dos segmentos feminino, masculino e infantil para a primavera-verão, também agrega uma diversidade de expositores. Ao todo, conta com mais de 900 marcas expostas. Confira mais informações no www.sicc.com.br. Curta a página do SICC no Facebook e siga no Twitter.
 
PROMOTORA - A Merkator Feiras e Eventos é uma empresa comprometida em apresentar o que há de mais inovador e atualizado no mercado. Seu alicerce está firmado sob a essência empreendedora de seu diretor, Frederico Pletsch, que possui tradição profissional em realização de feiras e eventos de aproximadamente 30 anos. Entre as entidades que atuam em parceria com a Merkator, estão o Sindicato da Indústria de Calçados de Dois Irmãos, Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.